Este espaço é destinado para nós professores postarmos nossas experiências de leitura e escrita, com isso falarmos um pouco de nós!!!
Este blog é uma criação dos professores de Língua Portuguesa, da Rede Estadual de Ensino de São Paulo, para o Curso Melhor Gestão, Melhor Ensino que tem por objetivo a formação continuada desses guerreiros. A leitura e a escrita é o foco deste curso e a construção do blog uma de suas etapas visando ampliar as possibilidades do professor de trabalhar com os alunos esses conteúdos, ou seja, uma inserção na prática das ferramentas tecnológicas para serem usadas no âmbito escolar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCláudia, adorei a forma de compartilhamento de sua experiência, assim como você, eu também tenho a minha experiência e gostaria de compartilhar.
ExcluirNa minha época de escola, para ser mais específico fund I, tive o privilégio de começar a cursar o 1º ano com 6 anos incompletos, graças a insistência e coerência de minha mãe, afinal, ela não queria que o filho que já sabia ler voltasse a fazer o pré novamente, sempre me ajudou e orientou muito sobre a importância dos estudos, sempre me estimulava a estudar mais e mais. Lembro-me que quando sai da pré escola já sabia ler e escrever, lia uma série de histórias em quadrinhos, e tudo graças a minha mãe, pois toda vez que saíamos juntos ela me fazia ler todas as placas de propagandas existentes na rua e eu adorava, me achava super útil e inteligente. Lembro-me que ela me ajudava com todas as tarefas, do pré ao fund II, sempre preocupada e interessada com a minha aprendizagem e isto fez toda a diferença na minha vida. É claro que tanto a minha mãe quanto meu pai sempre tiveram o grande e maravilhoso hábito da leitura e isto acabou influenciando muito todos a todos filhos.
Sobre a experiência como professor, tenho que admitir que antes de trabalhar leitura em sala de aula tinha medo da bagunça que isso iria causar, pensava que os alunos não iriam ler nada, iriam somente enrolar, bagunçar e conversar durante as aulas, enfim, tive que arriscar para ver no que daria , felizmente e graças a Deus, a experiência foi encrível, trabalhei com as 7ª séries com a leitura do Hugo Cabret, um livro fácil, cheio de imagens que dizem mais que muitas palavras, além da leitura do texto verbal possuíamos muita interpretação do não verbal e isto foi ótimo, após a leitura do livro assistimos ao filme e então veio a melhor parte. Perguntei aos meu alunos se eles preferiam o filme ou o livro, nem eu acreditei na resposta que eu ouvi da maioria, eles disseram que o livro era totalmente diferente do filme, o livro era muito mais rico em detalhes e que a interpretação subjetiva de um livro é melhor do que a visão de um filme ( lógico que os alunos não responderam com essas palavras). Enfim, seu eu não tivesse arriscado, nada disto haveria acontecido, para mim foi uma ótima experiência e garanto que para os meus alunos também, pois eles conseguiram analisar as duas obras e ainda foram muito críticos.
Minha dica é: Arrisque!
Olá, caros colegas
ResponderExcluirNa minha infância, minha mãe lia e comprava muitos livros pra mim, aliás ela sempre me impressionou com suas citações retiradas dos livros que lia. Anos mais tarde, eu estava na faculdade cursando Letras.
Confesso que a orientação que obtive sobre o processo da leitura e da literatura durante meus estudos acadêmicos foi o que realmente me despertou para uma leitura efetiva e enriquecedora e desde então, não parei mais de ler. Sou leitora assídua e fã de livros.
Pude entender melhor o que estava em jogo com a leitura de literaturas e outras leituras com meu universo interior: as várias vidas e experiências que poderia viver ao ler um livro. Ao compreender exatamente o que a leitura representa foi como nascer de novo.
Vou aproveitar para expor meu profundo agradecimento a minha mãe, que é professora, por me mostrar a importância de querer aprender e gostar dos estudos e a professora e os professores que me ensinaram a riqueza de um livro e da leitura na nossa vida. A preocupação dessas pessoas no meu desenvolvimento foi o que me proporcionou uma evolução intelectual.
Abraços!!!
O seu blog ficou ótimo. Adorei.
ResponderExcluirParabéns pelo Blog!
ResponderExcluir